Ter um bichinho de estimação não é só postar fotos fofas nas redes sociais. É preciso ser um tutor responsável, cuidar para que ele esteja sempre muito bem protegido e imunizado. Acompanhe nosso artigo para saber sobre a importância da vacinação para o seu pet!

Por que é importante vacinar os animais?

A vacinação dos animais deve começar ainda quando eles são filhotes, assim que o organismo já puder receber as doses. Dessa forma, os pets ficam imunizados e livres de sofrerem com doenças.

As idades, vacinas e doses variam de cachorros para gatos, por isso, é preciso se atentar e visitar a clínica veterinária regularmente. Acompanhe abaixo quais são as idades e vacinas necessárias para cada um.

Cachorros

O processo de imunização começa por volta dos 30 dias de vida com vermífugo, que imuniza o bichinho contra vermes intestinais que podem causar anemia, deficiências de vitaminas e minerais, desnutrição, entre outros males. Depois, as vacinas começam a ser aplicadas. São elas:

• Vacina antirrábica: deve ser aplicada depois dos três primeiros meses de vida do cachorro. Ela é administrada em dose única e protege contra a raiva.
  • Vacina V8: a aplicação dessa vacina é dividida em três doses e deve ser administrada com intervalos de 21 a 30 dias entre elas. Ela protege o cachorro contra as doenças cinemose, parvovírus, adenovírus tipo 2, leptospirose, parainfluenza e até mesmo coronavírus.
  • Vacina V10: reforça a proteção contra as mesmas doenças que a V8 e protege o cachorro contra grippotyphosa e Pomona, causadoras da leptospirose.
  • Outras vacinas indicadas: contra gripe canina, leishmaniose e giárdia.

Gatos

Assim como os cachorros, gatos também devem ser vermifugados após 30 dias de vida para serem protegidos contra vermes intestinais que podem causar anemia, deficiências de vitaminas e minerais, desnutrição, entre outros males. Depois, as vacinas também começam a ser aplicadas. São elas:

• Vacina antirrábica: assim como os cachorros, gatos devem receber a dose única da vacina logo nos três primeiros meses de vida.
  • Vacina V3: conhecida como Tríplice Felina, ela protege os gatinhos contra o calicivírus, panleucopenia e rinotraqueíte, a gripe felina. Ela é administrada em duas doses, sendo que a primeira deve acontecer nos primeiros 60 dias de vida e a segunda depois de 21 dias.
  • Vacina V4: chamada de Quádrupla Felina, ela protege contra as mesmas doenças que a V3 e também contra a clamidiose.
  • Vacina V5: protege contra as mesmas doenças que a V4 e contra a leucemia felina. As doses devem começar a ser aplicadas quando o gato completa nove meses de idade, em intervalos de 21 a 30 dias.

É preciso levar a sério a saúde do seu bichinho! A vacina dos seus pets anda em dia? Saiba mais sobre vacinação e agende uma consulta aqui na Clínica Veterinária Zelão Dog Vila Mariana!