A queda de dentes em cachorros pode ter inúmeras causas, dependendo da idade e dos cuidados tomados com a higiene bocal do pet. Quando filhotes, a perda de dentes de leite é natural, mas se essa perda acontece quando o cachorro já é mais velho, pode representar problemas.

Se o seu amigo de patas está perdendo os dentinhos e você não sabe dizer se é normal ou não, chegou ao local certo! Neste post, iremos explicar para você quando acontece e o que fazer nessa situação. Continue com a gente!

 

Queda de dentes em filhotes

Assim como acontece com crianças, os filhotes também trocam de dentes. Chamados de mamíferos difiodontes, os cachorros possuem duas fases de dentição, sendo a primeira delas composta por dentes de leite e, a segunda, pelos definitivos. Como você deve imaginar, essa troca é completamente normal e deve acontecer.

Quando nascem, os filhotinhos estão totalmente sem dentes e, por volta de duas semanas de vida, os dentes de leite começam a aparecer. Aos dois ou três meses, o filhote já estará com a boquinha completa de 28 dentes de leite que darão lugar aos 42 dentes definitivos – processo que deverá acontecer lá pelos quatro meses de idade.

Apesar de ser um processo natural, assim como acontece com crianças, os filhotes podem sentir mais ou menos dor que o normal durante a troca de dentes. Porém, não tem muito o que ser feito além de oferecer mordedores e brinquedos para que esse incomodo seja aliviado.

 

Queda de dentes em cães adultos

A grande causa da perda de dentes em cães adultos está ligada a falta de higiene bucal e são chamadas de doenças periodontais. Essas doenças afetam todo o tecido que reveste e segura o dente na boca, causando inflamação grave, infecções e à queda dos dentes de cães adultos.

Como as doenças periodontais se desenvolvem em cães?

As doenças periodontais se desenvolvem através do acúmulo de comida nos dentes do animal, responsáveis por formar a placa, que acaba se acumulado na superfície dos dentes e causando doenças, como:

  • Tártaro, um processo de mineralização da placa acumulada nos dentes devido à falta de higiene;
  • Gengivite, uma inflamação das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana, podendo levar ao mau hálito, inflamação e sangramento da gengiva do animal;
  • Periodontite, a destruição dos tecidos responsáveis por segurar os dentes na boca, levando a recessão da gengiva, dentes móveis e perda de dentes.

 

Como tratar e prevenir queda de dentes em cães adultos?

Para manter o seu bichinho sempre saudável, é muito importante cuidar da higiene bucal dele, que é a principal medida de prevenção contra doenças periodontais.

Essa higienização pode ser feita tanto por profissionais veterinários, através do uso de anestesia e ferramentas de raspagem para retirar as placas ou pelo próprio tutor, com o auxílio de escovas especiais. A escovação é recomendada pelo menos uma vez por semana, mas é importante que seu cão seja acompanhado por um especialista pelo menos duas vezes ao ano, tá bom?

Também existem brinquedos especiais que ajudam a manter a saúde bucal do animal em dia, pois eles agem enquanto o pet brinca de morder o brinquedo. Alimentos também podem ajudar a prevenir esse tipo de problema, especialmente aqueles mais secos.

 

A Clínica Veterinária Zelão Dog oferece todos os tratamentos que seu amigo precisa!

Para que seu companheiro de todas as horas tenha o melhor tratamento e se sinta mais feliz, aqui na  Clínica Veterinária Zelão Dog trabalhamos com diversas especialidades de tratamento para o seu pet!

Quer saber mais sobre perda de dentes em cães e como tratar? Entre em contato conosco e traga seu bichinho para conhecer a clínica! Ah, e não se preocupe, nosso atendimento funciona 24h!