A melhor decisão que você pode tomar a respeito da saúde dos seus animais é castrá-los. Além de prevenir a reprodução indesejada, a castração ajuda a prevenir inúmeras doenças que podem acabar com a vida de seu melhor amigo.

Na hora de decidir se você vai ou não castrar seu pet muitas dúvidas e temores surgem. Muitas vezes, na maioria em caso de donos homens, eles se sentem tão culpados, como se a castração estivesse sendo feita neles ao invés dos animais. Além também do clássico medo do possível ganho de peso, mas é preciso lembrar que as vantagens são bem maiores do que as desvantagens ao realizar o procedimento. Confira abaixo algumas das vantagens:

Menor probabilidade de desenvolver câncer

No caso dos machos a castração ajuda a prevenir a aparição de tumores nos testículos e na próstata. Nas fêmeas o risco de desenvolver a neoplasia (ou câncer de mama) é drasticamente reduzido.

Redução da necessidade de marcar território

Uma coisa que acontece frequentemente com machos é a necessidade extrema de marcar território. Se ele for castrado antes de fazer um ano de idade, ele não sentirá essa necessidade. Nos adultos, embora mais difícil, o hábito também pode ser diminuído gradualmente até ser extinguido com a castração.

Mais tranquilidade nos passeios

É mais que comum vermos na rua cachorros machos perseguindo fêmeas ou urinando em postes a cada 3 minutos. Como já dito anteriormente, cachorros castrados não têm a necessidade de marcar território ou de correr atrás de cadelas, afinal ele não precisa disputar aquele local ou fêmea com outro cachorro.

Animais castrados NÃO engordam com a castração

Um dos maiores mitos em relação à castração é que ela faz com que os animais engordem após o procedimento, mas se sua alimentação do animal for controlada e o dono ser forte e resistir aos pedidos fofos de petiscos, o peso do animal continuará o mesmo de antes. Há rações específicas para animais castrados que também ajudam no combate contra a obesidade após o procedimento.

O instinto animal continuará o mesmo

Há quem acredite que a castração vai fazer com que os animais fiquem estressados e agressivos, afinal não podem mais se reproduzir. Mas o que acontece é totalmente o contrário, animais castrados tendem a ser ainda mais dóceis e querem ainda mais carinho de seus donos.

A relação custo-benefício é ótima

Financeiramente falando, é muito mais viável gastar pagando uma castração para seu animal do que futuramente ter que gastar com medicamentos e tratamentos caros que poderiam ter sido evitados com a castração.

Entre em contato para saber mais informações ou para agendar a castração de seu amiguinho.

Fale Conosco