Você já ouviu falar sobre a ozonioterapia veterinária? O método pode ser um complemento muito benéfico para ajudar no tratamento do seu pet em diversas situações e até mesmo para tornar a recuperação mais rápida.

Para entender melhor essa técnica, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre ela. Quer saber como a ozonioterapia pode ajudar o seu amiguinho? Então continue a leitura.

O que é ozonioterapia veterinária?

Os métodos alternativos, como a acupuntura veterinária ou a massoterapia, têm se mostrado cada vez mais eficiente como complementos no tratamento de doenças animais e podem ser grandes aliados para a recuperação do seu pet.  

Além da acupuntura e massoterapia, a ozonioterapia veterinária apresenta ótimos resultados no tratamento dos animais. O método utiliza o ozônio como tratamento adicional em diversas patologias. 

A substância se torna um agente terapêutico e reage com os tecidos corporais, promovendo a liberação de oxigênio nas células e auxiliando no combate de dores, infecções e problemas de circulação, por exemplo. 

O gás ozônio é capaz de combater fungos, bactérias, vírus e estimular o sistema imunológico do seu pet. Ele também possui possui efeitos antiinflamatórios e analgésicos, mas é importante lembrar que a ozonioterapia deve apenas um aditivo ao tratamento determinado pelo veterinário. 

Como o ozônio é aplicado?

O gás pode ser aplicado de diversas formas como injeções ou aplicação de óleos ionizados. Os óleos normalmente são utilizados para tratamento de inflamações cutâneas, queimaduras ou cicatrização de feridas na pele. 

Já as injeções são usadas para tratar problemas musculares ou ósseos, como a hérnia de disco, problemas nas articulações e paralisias. Lembre-se de que cada problema e cada bichinho demanda cuidados personalizados, por isso é indispensável uma avaliação profissional para determinar a melhor técnica para o seu pet. 

Quando o tratamento é indicado?

O tratamento com ozonioterapia associado aos tratamentos médicos convencionais pode trazer muitos benefícios para a saúde do seu pet, além de contribuir para uma recuperação mais rápida. Mas você sabe em quais casos o método é indicado?

Olha só os principais casos em que a ozonioterapia pode ser utilizada como aliada ao tratamento do seu amiguinho:

  • Tratamento de artrite e artrose
  • Hérnia de disco, espondilose (bico de papagaio) e lombalgias
  • Úlceras e doenças de pele
  • Colites
  • Doenças infecciosas

Quer conhecer melhor a ozonioterapia veterinária? Agende uma consulta na Clínica Veterinária Vila Mariana para avaliarmos o seu pet e encontrarmos o melhor tratamento para ele!