Existem diversas tarefas fáceis de fazer com seu pet, como passear, dar alimentos, limpar seu ambiente de convívio e, mais do que tudo, dar amor aos nossos melhores amigos. Mas, se tem uma atividade que exige agilidade, técnica e paciência é escovar os dentes do seu animalzinho. Muitas pessoas acham que a prática é dispensável, mas saiba que ela é de extrema importância para a saúde bucal do bichinho, além de evitar mau hálito.

Assim como o ser humano, após as refeições, existem restos de alimentos que podem ficar entre os dentes, acumulando milhares de bactérias. Elas, por sua vez, causam inflamação, perda de dentição, vermelhidão nas gengivas, até mesmo infecções mais graves, entre inúmeros outros problemas.

Escolha dos acessórios

Quanto mais cedo, melhor. Essa premissa é válida também para a escovação dos pets. Ao iniciar desde cedo a prática, o animal se acostumará à rotina. Para fazer a escovação, você precisará de pasta de dente específica para cães ou gatos e lembre-se de nunca utilizar a versão para humano. Isso porque o bichinho pode ingerir o produto e seu flúor causa problemas ao seu estômago. Além da pasta, adquira uma escova ou dedal específica também, com cerdas ultramacias e, de preferência, com cabo longo para facilitar a escovação.

Como realizar a escovação correta

O primeiro passo é acostumar seu bichinho com o ato de escovar seus dentes. Comece utilizando seus próprios dedos fazendo suaves massagens na gengiva e, depois, introduza o creme dental e a escova ou o dedal. Aos poucos, de forma gradativa, o animalzinho vai se adaptar ao ritual, que deve feito diariamente, sempre com muita paciência e carinho. Uma ótima dica é realizar o procedimento sempre em um mesmo horário, de preferência em um momento que antecede um passeio ou atividade descontraída. Toda boca deve ser limpa, desde a gengiva, passando pelos dentes do fundo e os da frente até chegar à língua.

Visita ao veterinário

Caso seu pet não se acostume com a rotina ou apresente tártaro nos dentes, é importante contar com orientação de um veterinário. Esse profissional vai avaliar se há a necessidade de fazer uma limpeza ou um tratamento mais completo de periodontal. Aqui no Zelão Dog, nossa equipe está disponível 24 horas por dia. Conheça nossos serviços.