Infelizmente muita gente ainda tem dificuldade de enxergar a castração de animais positivamente, pois muitas vezes acabam associando esse ato, que na verdade deve ser visto com amor, como algo doloroso para o animal – o que não é verdade.

A castração pode ajudar não apenas a conter o abandono de animais, mas também a prolongar a vida saudável do seu bichinho, o bem-estar e a prevenção de doenças e acidentes.

Se você ainda não castrou o seu pet porque não sabe muito bem a importância dessa atitude, chegou ao local certo! No post de hoje, você vai descobrir as vantagens de castrar o seu animal o mais rápido possível!

Machos e fêmeas: por que devemos castrar?

Indiferente do sexo do seu bichinho de estimação, a castração ainda é a melhor forma de prevenir doenças e acidentes. A diferença está nas vantagens que a castração proporciona para cada um. Veja só:

Machos

  • Evita que o animal fuja de casa, pois ele fica mais tranquilo depois de castrado;
  • Auxilia o animal a parar de fazer xixi fora do lugar certo (demarcar território);
  • Evita o aparecimento de tumores nos testículos;
  • O animal para de “agarrar” em pernas ou braços;
  • Contribui para a diminuição de animas abandonados.

Fêmeas

  • Previne contra o cancro nas glândulas mamárias;
  • Evita os cios;
  • Evita a Piometra, infecção uterina grave;
  • Previne contra gravidez psicológica, que pode causar infecções mamárias;
  • Também contribui para a diminuição de animais abandonados.

A castração é um ato de amor aos animais

Ao contrário do que muitos pensam, a castração não causa sofrimento ou dores ao animal quando realizada por profissionais capacitados em clínicas veterinárias especializadas.

Isso porque antes do procedimento o animal é anestesiado para que não sinta nada e os pontos são dados de maneira que não incomodem. Depois da cirurgia, o pet deverá ser medicado conforme orientação do veterinário responsável. Pode ficar tranquilo, pois não existem riscos de sequelas!

Além disso, animais castrados têm menos chance de desenvolver tumores e doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja, ao castrar o seu bichinho de estimação, você não estará maltratando, mas sim, demonstrando que você se preocupa com seu bem-estar e que quer o seu amigo saudável!

 

3 mitos e 3 verdades sobre a castração

Muito se fala sobre castração, mas quantas dessas coisas são realmente verdadeiras? Descubra agora!

1) Animal castrado fica menos agressivo

Verdade. Quando castrado o animal tende a ficar mais tranquilo, especialmente quando se trata de machos com outros machos. Isso porque o instinto faz com que os animais “disputem” fêmeas. Quando castrados, essa disputa tende a não acontecer mais.

2) Castrar faz o animal ganhar peso

Mito. A castração não determina ganho ou perda de peso de gatos ou cachorros. Dietas inadequadas em grande quantidade e alimentos inapropriados estão entre as maiores causas de ganho de peso em animais.

3) Castrar faz com o animal pare de fazer xixi fora do local apropriado

Verdade. Esse tipo de comportamento, que acontece devido a necessidade do animal em demarcar seu território, diminui ou desaparece depois da castração. No caso das fêmeas, as marcas de sangue também pararão após a castração.

4) Não pode castrar o animal antes do primeiro ano de vida

Mito. Os animais podem ser castrados a partir dos quatro meses de vida, quando ele já tomou todas as principais vacinas.

5) Fêmeas devem ter filhotes antes de ser castrada

Mito. Quanto mais cedo a fêmea for castrada, menores são as chances de desenvolver tumores graves ou uma gravidez psicológica.

6) Castrar o animal faz com que ele viva mais

Verdade! Ao castrar seu bichinho de estimação, você está prevenindo inúmeras doenças que poderiam diminuir consideravelmente tanto a vida, como a qualidade de vida do animal. Por isso, fique feliz, você é um excelente tutor!

 

Gostou do post e quer saber mais sobre o procedimento de castração de cachorros e gatos? É só entrar em contato com a gente!