Os pets emitem sinais evidentes sobre seu estado de saúde. Por meio das fezes, é possível avaliar se seu cão está com alguma doença no organismo. Observá-las diariamente, portanto, ajuda na identificação e diagnóstico precoce de qualquer problema, aumentando, claro, a eficiência no tratamento. Se o dejeto não estiver durinho, alongado, de cor amarronzada e com aspecto úmido, tenha atenção. Listamos as características das diferentes cores das fezes do animal e o que elas querem dizer.
Fezes vermelhas
Esse tipo de cocô merece atenção especial, já que pode significar fezes com sangue – sintoma de inúmeras doenças, como infecções por vermes e parasitas. Em casos mais graves, os dejetos avermelhados indicam tumores, a exemplo do câncer do intestino. Observe se está mole, acompanhado de diarreia e vômito. Nessa situação, seu pet pode estar sofrendo com alguma virose.
Fezes brancas
De tom claro, esses dejetos podem representar mau funcionamento do intestino. Geralmente, eles são rígidos e esfarelam com facilidade. O quadro é comum se seu animalzinho estiver engolido algum objeto ou se ele apresentar problemas gastrointestinal. Para identificar com assertividade, é necessária a realização de exames clínicos e até mesmo outros mais específicos, como a colonoscopia.
Fezes verdes
Essa condição pode apresentar quadros simples, como a ingestão de mato, ou casos mais sérios, a exemplo de complicações na vesícula. Ao evacuar fezes esverdeadas, o cãozinho deve ser muito bem hidratado e não pode ingerir nenhum alimento por algumas horas. O procedimento de desintoxicação ajuda em muitos casos. Porém, caso o problema permaneça, leve seu pet ao veterinário.
Fezes amarelas
O fenômeno ocorre muitas vezes por inflamação no aparelho digestivo. Intolerância a algum tipo de alimento é uma das causas dessa condição. Portanto, o primeiro passo é tentar a troca de ração.
Identifiquei fezes de cor incomum, o que fazer?
Você observou que os dejetos dos pets dizem muito sobre seu estado de saúde, certo? Então, fique de olho nas fezes do seu animalzinho e, ao observar alterações, procure o veterinário. Com todo histórico do seu cãozinho, o profissional realizará os exames necessários e o tratamento mais adequado. Aqui no Zelão Dog, nossa equipe está disponível 24 horas por dia. Conheça nossos serviços.