O nascimento e os primeiros meses de vida de um pet exigem cuidados específicos, além de muito amor e carinho, claro. Quem se encarrega da saúde dos pequenos bichinhos é a pediatria veterinária. A modalidade ganhou força nos últimos anos, sobretudo após o setor observar alto índice de mortalidade dos filhotes.

Cuidados da pediatria veterinária

Considera-se necessário o acompanhamento com esse profissional os pets recém-nascidos até os seis meses de idade. Durante esse período, eles podem sofrer de desidratação, diarreia e hipoglicemia, graças à comum imaturidade hepática e renal dos animais mais novos. Durante as consultas, o profissional de pediatria veterinária avalia os batimentos cardíacos, verifica o tamanho, indica a frequência alimentar ideal para seu pet e ainda indica a melhor ração. Ele deve, ainda, prescrever algum tipo de vermífugo ou qualquer outro medicamento e exame necessários.

Cuidados com filhotes

Para garantir a saúde e o conforto do seu pet, procure deixá-lo em locais limpos, secos e longe de correntes de ar. Cuide também para que estejam devidamente alimentados e, se for o caso, acompanhe de perto esse processo. Isso porque, por ainda ser filhote, seu animal pode não ter desenvolvido ainda autonomia para se alimentar sozinho.

Profissionais da pediatria veterinária

Quem atua nessa área da veterinária deve possuir conhecimentos relacionados ao desenvolvimento dos bichinhos, os aspectos fisiológicos e ampla noção das doenças que podem acarretar filhotes. Esse profissional também realiza um trabalho de observação e acompanhamento dos pequenos animais, já que eles costumam atingir a independência apenas após o primeiro mês de vida.

Vacinas para filhotes

A pediatria veterinária também cuida de um importante momento do seu bichinho: as vacinas. O protocolo inicia perto de seis ou oito semanas de vida, com a aplicação de vacinas que ajudam na prevenção de hepatite infecciosa canina, cinomose, leptospirose, entre outras doenças. Perto dos dois ou três meses, seu bichinho toma alguns reforços de novas doses de vacinas, como a gripe canina e giardíase. Aos quatro meses de vida, o cachorrinho precisa ser vacinado contra a raiva.

Veterinária pediátrica no Zelão Dog

Quer oferecer um tratamento cuidadoso e cheio de amor ao seu filhote? Então conheça nosso serviço exclusivo aos bichinhos mais novos. Aqui, você encontra além de cuidados veterinários, afinal, ajudamos também na preparação dos donos para cuidar de um animalzinho, por meio de treinos e educação específica do seu novo companheiro. Cconheça nosso serviço.