Diante de tantas opções fica até difícil escolher a melhor alimentação para o pet, não é mesmo? Apesar disso, a escolha de ração para cachorro merece uma atenção especial e deve considerar alguns pontos.
Quer saber como escolher ração para cachorro? Então confira nossas dicas neste post para não errar na decisão e garantir uma vida saudável para o seu amiguinho.
Qual a melhor ração para cachorro?
Existem diversos tipos de ração no mercado, mas a escolha é muito individual. Para saber qual é a melhor para o seu pet você precisa considerar alguns fatores que vão desde o porte do animal até o tipo do alimento.
É importante saber que a escolha errada pode trazer consequências para o seu bichinho e até mesmo causar reações, por isso não adianta sair pegando qualquer ração na agropecuária. Se o seu pet tiver alguma condição de saúde, como diabetes, hipertensão ou alergias, o cuidado deve ser redobrado.
Tipos de ração para cachorro
Assim como falamos no início deste post, você pode encontrar diversas opções de ração para cachorros, mas é preciso conhecer os principais tipos para fazer a escolha certa. Por isso, listamos eles para você:
- Ração Standard: são as mais baratas, mas também são as mais simples. Geralmente, a maioria dos ingredientes é de origem vegetal e o seu pet pode precisar de um complemento, como uma dieta de alimentação natural ou outra ração, para ingerir todos os nutrientes necessários.
- Ração Premium: como o nome já indica, as rações premium tem uma qualidade melhor. Aqui, o uso de ingredientes de origem animal é maior, complementados por vitaminas e minerais complementados por vitaminas e minerais para deixar a alimentação ainda mais balanceada.
- Ração Super Premium: aqui os ingredientes nobres são cuidadosamente escolhidos e balanceados com vitaminas e minerais. Além disso, a absorção de nutrientes pelos pets é bem maior, o que pode fazer com que seu cachorro coma menos, evitando a obesidade, por exemplo.
Como escolher ração para cachorro?
Para escolher a melhor ração para cachorro é preciso considerar os seguintes fatores:
1.Idade
Escolha a ração conforme a idade do seu pet: filhotes precisam de nutrientes para o sistema imunológico e fortalecimento dos ossos, já os adultos precisam de proteínas e energia. Os idosos podem necessitar de uma ração mais fácil de ingerir e com boa digestão, além de nutrientes.
2. Porte do cachorro
O tamanho também deve ser considerado ao escolher a ração ideal. Cachorros de porte maior pedem grãos maiores, já os de porte menor pedem um tamanho menor e mais adequado para os seus dentes.
Além disso, a quantidade de calorias também deve seguir o porte do animal. A quantidade de exercício também afeta neste ponto.
3. Quadro de saúde
Lembra quando falamos que animais com algum problema de saúde pedem atenção redobrada na escolha? Procure rações adequadas para o caso do seu pet e opte por aquela que vai ajudá-lo a ter uma qualidade de vida melhor.
Animais castrados também devem consumir um tipo de ração específica para eles, por exemplo.
Gostou das dicas? Agora você já pode escolher a melhor ração para o seu pet e garantir uma vida cheia de saúde e energia!