Atualmente coelhos são frequentemente a opção de quem quer adotar um animalzinho, não só pelo fato de ser fofo, mas também pela ausência de ruídos e por sua independência. Mas isso não quer dizer que ele não precisa de cuidados, muito pelo contrário. Como qualquer outro animal, eles precisam de uma série de cuidados para ficarem saudáveis.

Alimentação

Coelhos não devem ser alimentados somente com ração, porque eles precisam de uma alta quantidade de fibras para que seu organismo funcione de maneira adequada. Além disso, seus dentes crescem continuamente e a ração não é dura o suficiente para que seus dentes sejam desgastados. Alimente-os com verduras, frutas e legumes, sempre lembrando que para manter a saúde, a ração deve compor apenas 20% da sua alimentação diária.
Ao escolher a ração que dará para seu coelho, evite comprar marcas feitas para animais de produção, já que essas têm como objetivo o ganho de peso do animal, o que não é recomendável para a saúde dele.

Para as verduras dê preferência às de coloração verde-escuras, pois elas são ricas em fibras e nutrientes, auxiliando o sistema digestivo do coelho. Feno também é uma boa pedida, pois além de ser nutritivo, promove o desgaste dentário do coelho, junto à clássica cenoura. Controle bem a quantidade de frutas que seu coelho ingere, já que elas podem conter um alto teor de açúcares, o que pode se tornar um problema a longo prazo.

Cuidados com o manejo

Um dos maiores problemas enfrentados por coelhos é a tricobezoar – o acúmulo de pelos no sistema digestivo. Ao contrário dos felinos, coelhos não conseguem eliminar os pelos que ingerem durante sua higienização diária. Em casos como esse, se não for tratado rapidamente, o coelho pode morrer de fome, pois a bola de pelos formada não deixa os alimentos passarem.
A melhor maneira de prevenir esse problema é simplesmente uma escovação diária dos pelos. Há no mercado atualmente alguns produtos que também auxiliam na prevenção, mas o uso desses produtos deve ser acompanhado de perto por algum veterinário.
Outro problema comum relacionado a coelhos é relacionado aos seus dentes. Por estar em crescimento contínuo, eles devem sempre estar roendo materiais duros para desgastar os dentes. Mas, como nem tudo é perfeito, esse desgaste pode ser desigual devido aos diferentes movimentos de mastigação, deixando os dentes pontiagudos, machucando a boca dos coelhos. Se perceber esse problema com seu animal, leve-o imediatamente ao veterinário para que o tratamento adequado seja aplicado.

Supervisão

Mantenha seu coelho sempre à vista. Eles costumam ser bem curiosos e têm o hábito de roer tudo que estiver ao seu alcance, então sempre mantenha materiais tóxicos e fios elétricos longe de seu alcance.
Por fim, sempre leve seu animal ao veterinário regularmente para fazer check-ups para manter sempre sua saúde no nível máximo.
Conteúdo criado por: Justiniano Proença Filho
CRMV: 26.087