Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) e Jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata), são as duas espécies encontradas no Brasil. Eles são animais de temperamento extremamente dóceis, são calmos e vagarosos, o que os torna bem populares.

Muitas histórias surgiram no famoso “conhecimento popular” sobre as formas de criação desse animal através de superstição e da falta de conhecimento profissional sobre o assunto. Isso pode, muitas vezes, acabar prejudicando gravemente a saúde do animal. Nesse artigo mostraremos os principais cuidados necessários e recomendações sobre a criação desse animal em cativeiro.

“Jabuti embaixo da cama ajuda a curar asma”

Isso é uma ideia sem fundamento algum e que, ainda por cima, coloca a vida do animal em risco. Mantê-lo longe da luz e do ar fresco é extremamente prejudicial a sua saúde. Há relatos de famílias que compram jabutis simplesmente para essa finalidade e o esquecem lá por inúmeros dias, sem comer e tomar água, longe da luz solar, a maior fonte de vitamina D, que dá origem ao cálcio no organismo do animal. Fazer isso é um grave atentado à vida e é abuso animal.

“Já ouvi dizer que jabutis vivem das fezes de outros animais”

Pessoas, geralmente mais idosas, constantemente afirmam ter ouvido alguma história que afirma que jabutis se alimentam das fezes de outros animais e, por isso, os criavam juntos parar que um cuidasse do destino das fezes do outro. O problema aqui é que o animal se alimenta de fezes em casos como esse porque essa era a única forma de alimento disponível no local. O risco de contaminação é extremamente alto e, obviamente, isso nunca deve ser feito. É crueldade. A alimentação de jabutis deve ser composta de verduras, frutas e legumes, além de alguma proteína animal e da ração específica.

“Jabutis passam meses sem comer ou beber”

Esses animais realmente possuem a habilidade de hibernar durante o inverno para conservar sua energia, mas um animal hibernar em cativeiro não faz sentido algum. Deve-se avaliar se o animal está realmente hibernando ou se está simplesmente em um estado apático devido algum problema de saúde. Em cativeiros adequados dificilmente veremos jabutis hibernando, pois nele oferecemos iluminação, temperatura e umidade adequada durante todo o ano.