Na Medicina Chinesa, o INVERNO corresponde ao elemento ÁGUA, que por sua vez é representado pelo RIM, órgão responsável pelos ossos, medula e cérebro.
O Rim tem também a função de controlar a via das águas, recebendo a energia “Qi” que vem dos alimentos e do ar. É o Rim o órgão responsável pela circulação dos líquidos, pela lubrificação das articulações e ossos. Ele produz o “Fogo da Vida”, importante função YANG do organismo, de acordo com a Medicina Chinesa.
É no inverno que as dores de coluna se agravam. Percebemos que nossos amigos idosos ficam mais quietos, mais deitados, apresentam muitas vezes dificuldade de levantar, sentar e caminhar.
Isso é sinal de dor, desconforto e devemos estar atentos para que eles não sofram desnecessariamente.
A Acupuntura é uma das formas de ajudar o seu amigo.
Através da Acupuntura – que pode ser feita com ou sem agulhas, existem diversas técnicas – , pontos de reequilíbrio de órgãos como o Rim, o Fígado e o Baço são estimulados e causam uma melhora na dor, na força muscular e aliviam os sintomas típicos dessa estação do ano.
Marque uma avaliação do especialista em Acupuntura e permita que o seu animal tenha mais conforto na estação fria.
Dica de alimentação:
Nesta época do ano um forte aliado é o feijão azuki, que deve ser deixado de molho por aproximadamente 10h e cozido somente na água, sem sal nem temperos.
Ofereça um pouco do grão para o seu animal, junto com a alimentação de rotina.
Além de ser rico em proteína, o feijão é o alimento de escolha na dietoterapia chinesa para fortalecer o rim e suas funções Yin e Yang.
Texto de Dra. Fabiana Anita Piellusch – médica veterinária integralista. Trabalha com acupuntura, MTC, reabilitação e dietoterapia.
CRMV-SP 22.104